top of page

Desenvolvimento da microbiota intestinal: quando começa e a importância para a saúde durante a vida



Como nessa semana foi comemorado o dia das crianças, vamos falar sobre o desenvolvimento da microbiota intestinal, que ocorre nos primeiros anos de vida.


Alguns estudos recentes sugerem que a colonização do trato gastrintestinal pela microbiota possa ter início antes do nascimento, porém, ainda não há comprovação científica. Acredita-se que nascemos estéreis, isto é, sem microrganismos, e que essa colonização inicia logo após o nascimento, tornando-se estável por volta dos 3 anos de idade.


No entanto, diversos fatores podem influenciar na composição e desenvolvimento da microbiota durante a gestação, como alimentação, obesidade, uso de antibióticos, álcool e cigarro.


A partir do contato com o ambiente externo, a microbiota intestinal torna-se diversificada e abundante.


O tipo de parto é um fator fundamental que determina o início dessa colonização, que pode ser proveniente da microbiota materna vaginal ou da pele. Por exemplo, o parto normal está relacionado a uma maior diversidade da microbiota intestinal do bebê em relação à cesárea, pois ao passar pelo canal vaginal o bebê entra em contato com uma microbiota rica em Lactobacilos.


Outro fator que influencia a composição da microbiota é a amamentação. O leite materno fornece diversas bactérias essenciais que irão colonizar o intestino do bebê e também vários tipos de oligossacarídeos, que nutrem essas bactérias intestinais, auxiliando no estabelecimento desses microrganismos no intestino. Caso não seja possível a amamentação, existem fórmulas suplementadas que se aproximam da composição do leite materno.


Além disso, fatores ambientais incluindo a localização geográfica e o domicílio, como a presença de animais domésticos e hábitos de higiene também afetam a composição da microbiota.


Essa fase do desenvolvimento da microbiota intestinal pode afetar a susceptibilidade a doenças crônicas (alergias, doenças autoimunes como diabetes tipo 1 e obesidade) ao longo da vida, uma vez que a microbiota desempenha funções metabólicas e imunes essenciais para a manutenção da saúde.


Assim, é essencial fazer o que estiver ao alcance, desde a gestação, escolha do parto e amamentação, caso sejam possíveis, até os primeiros anos de vida da criança, a fim de contribuir para o desenvolvimento de uma microbiota intestinal equilibrada e para a saúde durante a infância e até a fase adulta.



Rafaela Ribeiro Álvares Batista

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

🔐 Nota de Transparência

O Instituto Estrelinhas de Bemvinda é uma organização sem fins lucrativos.
A gratuidade ofertada é destinada exclusivamente a pessoas triadas em situação de vulnerabilidade social, conforme critérios da nossa ficha social.
Pessoas fora deste perfil são encaminhadas para parceiros independentes, que acolhem nossos inscritos com condições acessíveis, sem repasse de valores ao Instituto.
Não realizamos intermediação comercial.
Somos uma ponte solidária e cada passo aqui é feito com ética, responsabilidade e respeito à sua história.

  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Youtube

SIGA AS REDES SOCIAIS DO INSTITUTO ESTRELINHAS DE BEMVINDA

Canal Whastsapp

whatsapp logo

CONTATO

 

contato@institutoestrelinhasdebemvinda.org

 

Contate-nos pelo chat também.

LOCALIZAÇÃO

Sede

Rua Nigéria, 75 - Alvorada Industrial, São Joaquim de Bicas - MG, 32920-000, divisa Igarapé Mg

INSTITUTO ESTRELINHAS DE BEMVINDA SAÚDE E BEM ESTAR - IEBSE

 

Organização da Sociedade Civil (OSC) Privada sem Fins Lucrativos

CNPJ: 48.192.955/0001-14

bottom of page