A importância do esporte para crianças e jovens com TEA/ TDAH
A prática esportiva é uma importante aliada no bem-estar de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Neurodivergentes. Além dos benefícios para a saúde, são muitas as vantagens que, especificamente para este público, trazem ganhos bem importantes: melhora a coordenação motora, facilita a interação social, ajuda na concentração e até contribui para reduzir certos comportamentos repetitivos.
Respeito à individualidade
São várias as possibilidades e é importante levar em conta o que mais desperta interesse, sem se descuidar da segurança durante a prática. Vale saber: cada indivíduo é único e a escolha de um pode ser diferente da escolha do outro. Não é porque o colega com autismo se dá bem em um esporte que todos irão gostar da atividade.
Habilidades sociais
Esportes em grupo, por exemplo, podem ajudar no desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalhar em equipe e saber lidar com diversas situações, o que pode ser positivo para o desenvolvimento da criança ou do jovem.
E não para por aí: a prática de atividade física também libera endorfina, um neurotransmissor que pode ajudar a reduzir a ansiedade, o estresse e a melhorar o humor, o que é especialmente relevante para pessoas com autismo e TDAH.
Comentários