24/25 de dezembro
O menino Jesus foi perseguido na infância.
Na adolescência trabalhou com as ferramentas que um dia o matariam: madeira, martelo e pregos. Era de se esperar que sua personalidade fosse angustiada e ansiosa, mas para assombro da psiquiatria, ao abrir sua boca ao mundo, jamais se viu alguém tão alegre e generoso. Ele fez poesia no caos.
Mesmo quando todas as células do seu corpo morriam e sua emoção estava esmagada pela dor da crucificação, o mestre da vida conseguia ter reações ímpares. Quando todos esperavam que ele gritasse de dor e fosse derrotado pela ansiedade como qualquer um às portas da morte, ele encheu dolorosamente o peito de ar e gritou: “Pai, perdoa-os porque eles não sabem o que fazem”.
Ele desculpou homens indesculpáveis. A dor não detonava o gatilho que fechava as janelas de sua memória. Ele teve a coragem de perdoar seus carrascos. Ele não conseguia fazer inimigos, não se deixava ser invadido por mágoas e ressentimentos. Somente alguém tão livre pode caminhar pelos amargos labirintos da dor e ter gestos tão altruístas. O homem Jesus fez poesia no caos.
Uma das características mais admiráveis de Jesus foi o seu controle emocional e a sua generosidade. Ele nunca se deixou levar pela ira, pelo medo ou pela vingança, mas sempre agiu com amor, compaixão e misericórdia. Ele soube perdoar os seus inimigos, curar os enfermos, alimentar os famintos e ensinar os ignorantes. Ele foi o exemplo perfeito de como devemos viver em harmonia com Deus e com o próximo.
No aniversário do mestre Jesus, nós continuamos a alimentar dessa fonte divina e evolutiva, se essa é a nossa vontade, pois temos o livre arbítrio.
Jesus ensinou que devemos cuidar de nós mesmos e do próximo, pois somos todos filhos de Deus e membros de uma mesma família. Cuidar de si mesmo significa buscar o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito, cultivando hábitos saudáveis, valores morais e uma fé viva. Cuidar do próximo significa amar o outro como a si mesmo, respeitando suas diferenças, ajudando em suas necessidades e compartilhando alegrias e tristezas. Cuidar de si mesmo e do próximo é uma forma de expressar nossa gratidão a Deus pela vida que nos deu e pelo amor que nos une.
O que Jesus ensina sobre pai, mãe e filhos?
Ele ensina que devemos honrar e respeitar nossos pais, pois eles são os representantes de Deus na terra. Ele ensina que devemos amar e cuidar dos nossos filhos, pois eles são herança do Senhor. Ele ensina que devemos viver em harmonia e paz na nossa família, pois ela é o reflexo do amor de Deus. Jesus também nos mostra o exemplo de como ser um bom filho, obedecendo ao Pai celestial e cumprindo a sua vontade. Ele nos mostra o exemplo de como ser um bom pai, dando a sua vida pelos seus filhos e perdoando os seus erros. Ele nos mostra o exemplo de como ser um bom irmão, servindo e ajudando os outros. Jesus é o nosso modelo de família perfeita, que nos convida a seguir os seus passos e a viver como filhos de Deus.
Jesus ensina que o perdão e a compaixão são atitudes fundamentais para quem quer seguir o seu caminho de amor e salvação. Ele perdoou os seus inimigos na cruz, e nos ensinou a orar: "Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido" (Mateus 6:12). Ele também teve compaixão dos pobres, dos doentes, dos pecadores e de todos os que sofriam. Ele nos mandou amar o próximo como a nós mesmos, e fazer aos outros o que gostaríamos que nos fizessem (Mateus 7:12). O perdão e a compaixão são expressões da graça de Deus, que nos ama sem merecermos, e nos convida a amar uns aos outros da mesma forma.
Jesus ensina que a caridade é o maior mandamento da lei de Deus, pois resume todo o amor ao próximo e a si mesmo. A caridade é a expressão da fé e da esperança, que nos leva a fazer o bem sem esperar recompensa. A caridade também é um remédio para a saúde mental e o equilíbrio emocional, pois nos liberta do egoísmo, da ansiedade e da depressão. Jesus nos mostra que a caridade é a fonte da verdadeira felicidade, que não depende das coisas materiais, mas da comunhão com Deus e com os irmãos.
Texto Augusto Jorge Cury, em proteja suas emoções e adaptação de Cris Fernandes Ceo Fundadora Ong Estrelinhas de Bemvinda
Você pode ajudar um irmão a ter acesso aos tratamentos para saúde mental e emocional, você pode ajudar uma família atípica e outras campanhas que acolhemos em nossa Ong Estrelinha, que tal dar se esse presente de aniversário a Jesus e a ti mesmo.
Basta acessar a página e doar , link abaixo:
Commentaires