Fibromialgia
A fibromialgia é uma condição médica caracterizada por dor generalizada e sensibilidade em músculos, ligamentos e tendões. Um dos sintomas comuns incluem fadiga, distúrbios do sono e dificuldades cognitivas, conhecidas como "nevoeiro cerebral".
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o diagnóstico de fibromialgia não tem uma causa única conhecida, sendo considerada uma síndrome de dor crônica. O diagnóstico é muitas vezes desafiador, e o tratamento geralmente envolve abordagens multidisciplinares, incluindo medicamentos, terapias físicas e manejo do estresse.
Para lidar com a dor crônica que pode arrasta-lo para baixo fisicamente e emocionalmente, fique por dentro das dicas para aumentar a sua qualidade de vida, muitas vezes desgastada e muito mais sofrida do que deveria ser.
1. Faça uma massagem para reduzir os sintomas da fibromialgia
Uma massagem pode ajudar a aliviar dores e fazer você se sentir nova e revigorada. Procure uma massagista que entenda a sua dor crônica e que pode fazer o trabalho sem agravar sua dor. Existem muitos tipos de massagem terapêutica, alguns dos quais são melhores para a dor crônica do que outros, um profissional vai saber exatamente o que fazer.
2. Junte um grupo de apoio.
Muitos hospitais, planos de saúde e centros comunitários oferecem grupos de apoio para aqueles que lidam com a dor crônica. Você pode ouvir de outras pessoas em situações semelhantes à sua e pode aprender dicas para lidar com a dor que você desconhece. Você também pode compartilhar seus sentimentos sobre a sua dor com aqueles que entendem exatamente o que você foi passando e passa e pode também encontrar conforto no suporte que recebe e também ajudar com seu caso, provocando alívio em saber aconselhar.
Aqui na plataforma comunidade temos apoio para pacientes Fibromialgicos, Reumáticos, Autoimunes e crônicos , seja bem vindos (as)
O importante é o
3. Praticar Exercícios Físicos.
Foi cientificamente comprovado que a atividade física leve pode diminuir os sentimentos de dor crônica moderada. Ele pode fortalecer os músculos, lubrificar as articulações, e melhorar a sua perspectiva mental de modo que você pode tolerar a dor para o resto do dia. Tente um leve exercício como caminhar ou andar de bicicleta, que pode envolver os seus músculos sem colocar muita pressão sobre as articulações a moderada. Além disso, um estudo recente mostrou que atividades físicas curtas mas de movimento diário, ajuda a melhorar a dor crônica, como observado na fibromialgia. Isto significa subir as escadas em vez do elevador, andando mais e tudo o que envolve curtos períodos de movimento durante todo o dia.
4. Alimentação Saudável
Alimentos como frutas, legumes, cereais integrais e carnes magras são escolhas simples que o impedem de comer alimentos processados que causam inflamação no corpo que promove a dor crônica. Uma dieta saudável cheia de comida nutritivas e ricas, tem sido associada com a não inflamação dos membros e diminuiu bastante entre os Fibromialgicos, constatando assim um alívio de sintomas de dor crônica.
5. Evite Alimentos Processados
Os alimentos que foram feitos em fábricas têm gorduras trans e outros conservantes que podem se acumular em seu sistema, agravando sua dor, fazendo com que o ganho de peso que faz com que a dor crônica só piore.
Eles também te impedem de manter um peso saudável, e não ajuda nas articulações causando mais tensão nos músculos e estresse. Sempre leia os rótulos desses produtos caso queira consumir e claro, ficar atento para os alimentos que são livres de gordura e conservantes.
Contribuição Equipe Estrelinhas de Bemvinda Saúde e Bem Estar
Elizabeth Neves
Comentarios